Monte Hermom: os Olhos de Israel

O ponto culminante do país está intimamente ligado à sua história, bem como à dos cristãos, por ser onde o Senhor Jesus foi consagrado por Deus

(...) “pois Ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa Lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o Meu Filho amado, em quem me comprazo.

Ora, Esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com Ele no Monte Santo."    2 Pedro 1:17-18

 Har Hermon, do hebraico, significa “Monte Sagrado”, completamente compatível com o “Monte Santo” citado por Pedro quando ele fala da Transfiguração, da consagração de Jesus Cristo, da qual foi testemunha ocular.

O Hermom, ponto culminante de Israel, fica no sul da cordilheira do Antilíbano, na fronteira de Israel com a Síria e o Líbano. Parte de sua encosta sul une-se às colinas de Golã. Segundo a tradição judaica, foi próximo à montanha mais alta de Israel que Abraão recebeu de Deus a promessa da terra para seus descendentes.

A importante elevação ganhou vários apelidos, como “montanha das neves” ou “monte dos cabelos brancos”. Porém o mais conhecido é o de “Olhos de Israel”, pois, por ser bem alto, proporciona um mirante de onde sentinelas podiam ver à distância se algum exército inimigo se aproximava nos tempos bíblicos, como as Forças de Defesa de Israel fazem até hoje no chamado Mirante das Neves, a 2,2 mil metros de altura, de onde monitoram atividades na Síria e no Líbano. Hoje, a vista também é bastante apreciada por turistas em sua famosa estação de esqui (foto acima).

Também chamado Sirion (ou Shirion) pelos sidônios, Senir pelos amorreus e Baal-Hermom (por ser consagrado ao falso deus) por outros povos canaanitas, o Hermom é citado na Bíblia várias vezes (além do trecho de 2 Pedro do início desta matéria, também aparece em Deuteronômio 3:8-9 e 4:48; Salmo 29:6; Crônicas 5:23; Cânticos 4:8; Ezequiel 27:5; Josué 11:17, 12:01 e 13:5; Juízes 3:3). Em vários desses versículos, aparece sua clara definição como limite das terras de Israel.

Disputas
O monte sempre foi cobiçado por vários povos, tanto por sua posição estratégica quanto pela água que proporciona às terras secas abaixo. Foi dominado pelos amoritas no 3º e no 2º milênios antes de Cristo (a.C.), até ser conquistado pelos arameus, com quem, a partir de 800 a.C., os israelitas passaram a disputá-lo.

Passou por vários domínios até meados do século 20, quando esteve sob controle dos sírios. Israel o tomou deles em 1967, na Guerra dos 6 Dias, mas os sírios o recuperaram em 1973, no início da Guerra do Yom Kippur, na Batalha do Monte Hermom, para depois de apenas duas semanas Israel reconquistá-lo, mantendo o controle da área até hoje.

Os drusos, cuja fé é proveniente de um desdobramento do islamismo mesclado à filosofia grega antiga e tradições antigas bem arraigadas, chegaram aos pés do Hermom no século 15. Há vilas drusas no local até hoje.

arcauniversal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário